Uma compreensão dos benefícios e desvantagens da rede virtual privada (VPN) pode ajudar sua organização a decidir se e como usar uma. Em muitas situações, os benefícios de usar uma VPN superam as desvantagens. Qual é a importância de ter uma VPN e quais são as vantagens de uma VPN? Quando configurada corretamente, ela pode reforçar significativamente o perfil de segurança da sua empresa. 

Prós da VPN: Quais são as vantagens de usar uma VPN?

Proteger sua rede

Os benefícios de usar uma VPN são vastos.  Um dos mais importantes é o fato de que as empresas podem proteger sua rede com eficiência.  Sem o seu conhecimento, um aplicativo ou site pode acompanhar sua atividade on-line. Eles podem analisar os dados que coletam e usá-los para tentar direcionar anúncios para você. Sem uma VPN, você pode receber uma invasão de anúncios pop-up que podem interromper sua experiência de navegação e ser um incômodo geral. 

Se você usar uma VPN, ela pode impedir que pessoas, software e navegadores da web obtenham acesso à sua conexão. Isso mantém as informações que você transmite e recebe seguras e anônimas.

Ocultar suas informações privadas

Outro dos principais benefícios da VPN é a capacidade de ocultar suas informações privadas. Os hackers podem usar uma variedade de métodos para interceptar informações confidenciais que você insere em sites. Usando essas informações, eles podem tentar se passar por você, obter acesso a contas bancárias, informações de cartão de crédito e muito mais. Com uma VPN, no entanto, você pode desfrutar de segurança de alto nível, como criptografia de 256 bits. Isso faz com que todas as suas comunicações on-line pareçam textos e caracteres sem sentido e truncados para qualquer pessoa que possa encontrar uma maneira de interceptá-los.

Impedir a limitação de dados

A limitação de dados acontece quando você consumiu uma quantidade específica de seus dados disponíveis e o provedor de serviços de Internet (ISP) decide desacelerar seu serviço. Se você tiver uma VPN, logo descobrirá que um dos benefícios da VPN é a capacidade de evitar uma limitação de dados, especialmente porque nem mesmo o seu ISP pode ver quantos dados você está usando. Isso pode ser especialmente útil para funcionários que precisam usar planos de dados em seus dispositivos inteligentes enquanto acessam a Internet quando estão em trânsito.

Evitar limitação da largura de banda

A limitação da largura de banda ocorre quando a velocidade da internet é intencionalmente reduzida pelo seu provedor de internet ou por outra pessoa que possa controlar o desempenho da sua rede Wi-Fi. Isso às vezes é feito quando você visita certos sites ou se envolve em certas atividades na internet. Se você usar um serviço de VPN digital, o tráfego móvel proveniente do seu dispositivo poderá ser criptografado. Com a criptografia, outras pessoas não podem ver os sites que você está visitando. 

Como a limitação de largura de banda às vezes é acionada pelos sites que você usa ou pelo tipo de atividade em que você se envolve, se o seu ISP não puder ver os dados que entram e saem do seu dispositivo, ele não poderá limitá-los nessas situações. Ele ainda pode limitar seus dados durante determinados horários do dia, no entanto, para liberar largura de banda para outros usuários. 

Na maioria das situações, os funcionários e outras pessoas que usam sua conexão com a internet não serão limitados com base no uso da internet, mas usar uma VPN permite que as empresas ocultem suas transmissões de dados e eliminem completamente a possibilidade.

Obter acesso a serviços geobloqueados

Com uma VPN, você pode obter outro endereço de protocolo de Internet (IP). Os endereços IP indicam onde o dispositivo está localizado enquanto navega na internet, transmite conteúdo ou se envolve em outras atividades on-line. Alguns sites e serviços não permitem que usuários de determinados países acessem parte ou tudo o que eles têm a oferecer. Isso é comum com serviços de streaming que atendem a locais específicos. 

Também é comum que alguns sites de negócios limitem como você pode usar seus serviços públicos de trabalho com base em onde você está, como obter orçamentos ou acessar informações mais específicas sobre seus serviços. Se você usa uma VPN, pode fazer com que pareça que está usando a Internet de um local que seja aceitável para o serviço que você está tentando acessar. 

Se seus funcionários precisam ter acesso total a todas as informações seguras e serviços oferecidos por sites, uma VPN pode tornar isso mais fácil.

Capacidade de expansão da rede

Embora uma rede privada possa ajudar sua empresa a decolar, o custo de expansão da rede pode ser proibitivo. Se você usar um servidor VPN, poderá fornecer acesso a muitos funcionários e trabalhadores remotos simultaneamente. Você também pode executar aplicativos-chave em um ambiente de nuvem e dar a eles acesso por meio do túnel seguro da VPN. 

Isso pode incluir qualquer coisa, desde e-mails a aplicativos completos que você normalmente executaria em um computador desktop. Quando os funcionários se conectam à VPN, eles ganham acesso a outro computador que você usa para executar o aplicativo que eles precisam. Cada funcionário com um login pode acessar a VPN e, portanto, o aplicativo. Adicionar mais funcionários é apenas uma questão de proporcionar mais largura de banda, se necessário, e as credenciais de login para cada novo membro da equipe.

Reduzir custos de suporte

Com uma configuração de VPN que incorpora arquitetura de computação em nuvem, você tem a oportunidade de economizar dinheiro considerável em serviços de suporte. Por exemplo, com uma configuração no local, o desempenho e a manutenção do servidor interno normalmente são tarefas da equipe interna de TI. Isso pode envolver horas de verificação do desempenho do servidor, se todos os funcionários estão atingindo o rendimento ideal e se ele está sendo atacado por hackers ou malware. 

Além disso, quando um problema é identificado, mais tempo precisa ser alocado para corrigi-lo e resolver as consequências que ele pode ter causado em sua organização. 

Com uma VPN, no entanto, todas as manutenções, verificações de desempenho e medidas de segurança ficam sob a responsabilidade do provedor de serviços. Os gastos dele com TI são sustentados por um grande número de clientes pagantes, tornando seu custo por cliente relativamente baixo. Essas economias de custo são repassadas para você na forma de taxas que são menores do que as que você pagaria para que uma equipe dedicada gerenciasse sua infraestrutura. Isso é, sem dúvida, um dos melhores benefícios da VPN para empresas.

Para garantir que este seja o caso, é aconselhável verificar cuidadosamente os serviços que o provedor oferece, assim como os tipos de hardware que ele está usando. Componentes mais modernos e medidas de segurança muitas vezes resultam em uma experiência melhor para você, o cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *